NASCER

NASCER

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dynamus


Existe um plano divino para cada ser humano?

Vivemos para nós mesmos ou vivemos para Deus?

Qual é a nossa missão? Qual o Projeto de Deus para nossa vida?

Porque estamos aqui? Estamos fazendo a coisa certa?

Temos investido satisfatoriamente em nossa vocação? Aplicamos nosso potencial em nossa missão?

Quanto já fizemos do propósito que Deus nos confiou?

O projeto de vida de um homem deve começar no discernir, o mais cedo possível, sua vocação ministerial, e em seguida reunir todos os esforços para viver esta vocação todos os dias de sua vida.


O conceito de vocação é profundo e tem um amplo sentido existencial - psicológico e espiritual. O termo vem do latim, vocare, que quer dizer "chamado". Este chamamento é geralmente entendido como ligação profissional do indivíduo com uma tendência de vida, a ponto de suas ações e escolhas serem vistas como resultados de algo predeterminado. Acontece que vocação é muito mais do que profissão bem sucedida ou adequação biológica ao trabalho.


· Vocação no aspecto religioso - ato de ser chamado ou predestinado para determinado fim; inclinação e predisposição para certo gênero de vida, profissão, estudo ou arte. Teologicamente o estudo da vocação é chamado de Hiperetologia (do grego hypereteo = servir, ministrar, ser útil; logia = estudo, tratado).


· Vocação no aspecto geral - talento, jeito, queda, tendência.




A vocação é um chamado interior que busca uma harmonia

entre o sentir, o querer e o conhecer.



Nós cristãos, somos tanto Homo-Psíquicos como Homo-Pneumáticos. De Adão herdamos uma vocação anímica e de Cristo, uma vocação ministerial, em processo de descoberta, aprendizado e crescimento.


Vocação Natural - A vocação natural é aquela em que a pessoa se sente realizada em alguma atividade.

No sentido comum o homem pode ter a vocação natural para ser um advogado, médico, professor, comerciante, etc. A vocação natural está relacionada com o nosso perfil psicológico e existencial. Ela permite a combinação entre tendência e aptidão. O vocacionado trabalha em algo que atende aos desejos e aspirações pessoais.


Vocação Ministerial - O Chamado ministerial é diferente de desejos e aspirações comuns. Também difere de oportunidades e conveniências que a vida apresenta de vez em quando.

Vocação ministerial é um chamado interno silencioso e específico para um discípulo de Cristo.


A vocação, num sentido espiritual, é um convite a reordenar toda a nossa vida colocando Jesus no centro. Na vocação espiritual encontramos a inspiração para escolher um novo estilo de vida, a força para perseverar neste caminho e a alegria para servir no Reino de Deus.


Vocação ministerial é o chamado para servir a Deus, ao próximo e à igreja, em alguma atividade especificamente relacionada à vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário